categorias

O Brasil possui em seu território a maior biodiversidade em fauna e flora do mundo. Nosso país é dono de uma das maiores reservas de água doce do planeta, além de ter um terço de todas as florestas tropicais existentes. Os vários biomas e climas encontrados no nosso vasto território, permite que milhares de espécies convivam em grande harmonia. Ao mesmo tempo, apresentamos assustadores números de animais extintos ou em risco de extinção, principalmente ocasionadas pela intervenção humana de forma irresponsável.

Coincidência ou não, percebemos essa mesma violência com os corpos que fogem dos padrões sociais conservadores da espécie humana.

Na Animalia Ball, não temos espaço para esse tipo de opressão e violência. Por aqui celebramos a vida, os corpos e liberdades em todas as suas formas! Vamos mostrar para o mundo a potência da diversidade presente no  Brasil e na América Latina!

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • Participantes de todas as categorias devem estar customizados de acordo com o tema de cada categoria. Aquelxs que estiverem com figurinos que não se enquadrem no tema da sua categoria, levarão chop.

 

  • Não será aceito nem tolerado qualquer tipo de uso de pele, pêlos ou penas de animais verdadeiros. Use a criatividade para representar os animais de outras formas.

  • Durante a performance não serão permitidos uso de materiais cortantes, inflamáveis, armas, fogo, água ou qualquer coisa que atrapalhe ou coloque em risco a sua performance e a das outras participantes. Quem der esse close errado, levará CHOP e será expulso da Ball.

Virgin Vogue OTA: Leão

Originalmente encontrado na África do Sul, o Leão é um dos maiores felinos encontrados no planeta Terra. Símbolo de força e coragem, é a única espécie da família que apresenta a juba, característica que o diferencia de qualquer outro! Por serem exímios caçadores, as leoas e leões são considerados os animais mais temidos na selva, sendo classificados como a realeza do mundo animal.

  • Essa categoria é para todxs que ainda não se arriscaram em balls e/ou que se sente inseguro em outras categorias de performance. Aqui vale de tudo em questão de performance: old way, new way ou vogue fem. O importante é escolher o seu estilo e seguir com ele até o fim!

New Way: Cobra-Coral

Conhecida como a serpente que possui a peçonha mais forte e letal do mundo, a cobra-coral é dona-proprietária do veneno mais perigoso para os seres humanos. Com seus anéis variando entre vermelho, preto e branco em tons bem vivos, ela é capaz de hipnotizar qualquer um com suas contorções. Graças à sua flexibilidade, extensão da coluna vertebral, complexa musculatura, pele e disposição de escamas, ela se locomove no chão da floresta, areia, sob as árvores e até mesmo na água.

  • Aqui é o momento de mostrar toda a sua técnica de linhas e caixas do New Way associada a flexibilidade e fluidez de movimento, hipnotizando os jurados e a platéia! Só não pode sair do beat ;)

Bizarre: Porco-Espinho

Conhecido também como ouriço-cacheiro, o porco-espinho brasileiro é um mamífero coberto por pequenos e pontiagudos espinhos, nas cores amarela e branca, que se mistura com o pêlo mais escuro do resto do corpo. Quando ameaçado, este pequeno mamífero enrola-se sobre si próprio, transformando-se numa bola espetada impenetrável! Uma curiosidade é a sua cauda, que o permite se segurar nos galhos das árvores para se locomover e buscar por frutos.

  • Para essa categoria, os jurados estarão a procura do look mais BIZARRO de todos! Inove, exagere e surpreenda. Aqui conta a sua interpretação, a incorporação do tema e a grandiosidade do figurino.

Não Binárie Performance: Sapo-Garimpeiro

Encontrados nas densas e poderosas florestas tropicais, o sapo-garimpeiro é dono de uma das colorações mais intensas e variadas da região. Com as cores super vibrantes variando entre preto com manchas verdes, azul claro e listras amarelas, esses pequenos anfíbios são bastantes vistosos e aparecidos. Com sua visão aguçada, são capazes de capturar com sucesso e sabedoria as suas presas.

  • Categoria de vogue fem destinada para todas as pessoas que se consideram de gênero não binário. Essa categoria é novidade na ball desse ano, e acreditamos que vai chegar pra levar a casa abaixo!

Butch Queen Performance: Urubu-Rei

Essa majestade das matas é três vezes maior do que qualquer outra espécie do seu gênero e é encontrada em todo o território brasileiro. Com cores na cabeça que variam entre o vermelho, laranja e amarelo, ele se destaca dos demais. Não tem como competir com ele: é sempre o primeiro a chegar e, os outros animais só se aproximam da caça depois que ele já foi embora. 

  • Categoria para as figuras masculinas super afeminadas. Pode vir no drama ou pode vir no soft… Tem que mostrar que veio levar o prêmio pra casa!

Best Make: Papa-Vento (Camaleão Brasileiro)

Conhecido também como camaleão falso, o papa-vento é um réptil capaz de mudar de cor para se adaptar a diversas situações ou se camuflar na floresta. Com seus olhos que trabalham de forma independente e sua capacidade de se permanecer imóvel, se torna uma presa observadora e de difícil captura no cerrado e caatinga nordestina.

  • O camaleão aqui da nossa ball consegue se transformar em qualquer animal que ele bem quiser! Para essa categoria, estaremos avaliando a melhor maquiagem artística da noite. O mais importante é que ela esteja representando qualquer lindo animal do nosso planeta terra!

Female Figure Performance: Água-Viva

Tanto maravilhosa quanto perigosa, a água-viva é uma das criaturas mais bonitas, estranhas e misteriosas que habitam o planeta. Existente há mais de 650 milhões de anos, ela está presente nos litorais brasileiros principalmente durante o verão. São milhares de espécies diferentes, e quase sempre apresenta o corpo transparente - desenvolvendo-se em belíssimos e  ameaçadores tentáculos. Conhecida também como medusa (devido a criatura mitológica com cobras no lugar dos cabelos), ela pode variar bastante de tamanho e quando ameaçada, dá uma fisgada poderosíssima, com um veneno capaz de paralisar qualquer ser vivo. Nossa dica é: DO NOT TOUCH!

  • Categoria de Vogue Fem destinada para as garotas garotérrimas da ballroom. Todas as figuras femininas são bem-vindas!

Hands Performance: Viúva-Negra

De coloração negra brilhante, com larga mancha vermelha em forma de ampulheta no abdômen a aranha-viúva-negra é de longe uma das mais venenosas do mundo. Não bastasse já esse título, ela ainda possui uma característica muito inusitada: a fêmea dessa espécie geralmente mata e se alimenta do macho após a cópula.
 

  • Conte uma história com suas mãos: não vale mexer o resto do corpo! O que realmente importa aqui é o movimento impressionante dos punhos e dedos.

Realness with a Twist: Lagarta/Borboleta (metamorfose)

São infinitas as espécies de borboletas no Brasil. Cada uma com cores e características mais incríveis que as outras. Mas uma coisa todas tem em comum: um dos ciclos de vida mais fantásticos do mundo! Assim como as mariposas, todas elas iniciam sua vida como lagartas (ou taturanas). Algumas venenosas, outras completamente inofensivas. Ao atingirem certa fase, tecem seus próprios casulos, onde ficam em total repouso por até um mês, se preparando para a nova fase que vão enfrentar: a metamorfose. Quando ficam 100% prontas para recomeçar, rompem as paredes e abrem as suas lindas asas em direção à liberdade.

  • Nesta categoria queremos ver a capacidade dxs participantes de fluir com naturalidade do realness masculino para o feminino no vogue fem. Os 10's são avaliados pela realness já acoplada na performance do vogue, e para os duelos é pra chegar quebrando tudo no vogue fem!

Face: Beija-Flor
 

Já reparou que algumas aves possuem plumagem que parecem refletir as cores do arco-íris? Esse fenômeno chamado iridescência é uma ilusão óptica que faz com que vejamos mudanças nas cores azuis e verdes de alguns animais. O beija-flor, além de possuir essa característica, é uma das aves com o batimento de asas mais rápido do mundo, capaz de permanecer paradinho no ar. Impossível não ficar impressionado com a beleza desse ser mágico!

  • Essa categoria é para consagrar o rostinho mais lindo e apaixonante do Vogue Fever. Conquiste os jurados com muita beleza, close, carão e simpatia!

Comentator X Comentator: Jacaré-de-Papo-Amarelo

Medindo até 3,5 metros de comprimento e podendo viver até os 70 anos de idade, o jacaré-de-papo-amarelo pode ser encontrado em vários países da América do Sul. Seu nome já diz tudo: durante a fase de reprodução, os jacarés adultos ficam com o papo amarelado. Infelizmente, devido à caça, desmatamento e poluição dos rios, esse réptil gigante, dono de uma das mordidas mais fortes do mundo e da cauda em formato de serra capaz de isolar qualquer um longe, está  na lista dos animais brasileiros em extinção.

  • Alerta para categoria inédita do Vogue Fever! Com o beat no fundo, queremos ver as papudas soltarem o verbo! Aqui conta ritmo, métrica, voz e principalmente CRIATIVIDADE! "Imma read this bitch.."

Old Way: Boto-Cor-de-Rosa

O maior golfinho de água doce do planeta, encontrado nos rios Solimões e Amazonas, teve por muitos anos sua existência protegida devido a lendas e superstições. Hoje, corre risco de entrar para o hall dos animais brasileiros em extinção devido a caça da sua carne para isca. Pela sua coloração rosada é mais conhecido por aqui como boto-cor-de-rosa, e ainda é considerado um dos animais mais queridos e lendários do país.

  • Queremos ver POP DIP & SPIN!

Tag Team Runway OTA: Arara-Azul/ Vermelha

Destacando-se pela beleza, tamanho e comportamento, as araras brasileiras estão sempre ameaçadas de extinção devido à caça, comércio clandestino e desmatamento. A arara-azul é uma das aves mais conhecida no Brasil, e são encontradas principalmente no Pantanal, Floresta Amazônica e Mata Atlântica, se diferenciando pelo formato do bico e dos pés. São facilmente encontradas e notadas na natureza por serem bem coloridas e vocalizarem de forma bastante estridente, imitando inclusive os sons humanos! Atualmente, a arara-azul e a arara-vermelha, são utilizadas como espécies bandeiras para as causas ambientais!

 

  • Essa categoria acontecerá em DUPLA. Para ganhar seus 10's a dupla entra e caminha junta. Já nos duelos, as performances são separadas. A sua dupla não precisa ser da mesma cidade ou nem da mesma house que você... pode misturar todo mundo! Mas ah, critério importante: uma das pessoas caracterizada de arara azul e outra de arara vermelha! Se não já sabe, né? CHOP!

Fem Queen Performance: Onça-Pintada

Dona do título de maior felino das américas, ela  ocupa a posição de topo da cadeia alimentar. A onça-pintada, tanto temida quanto admirada, leva esse nome em alusão à sua pelagem amarelo-dourado com manchas e rosetas. É um animal crepuscular, capaz de capturar uma gama enorme de outras espécies. Além de servir beleza do início ao fim da sua vida, a onça-pintada é um ótimo indicador de qualidade ambiental. Pode ser encontradas em diferentes habitats, desde florestas como a Amazônica e a Mata Atlântica, até ambientes abertos como Pantanal e Cerrado. É uma espécie emblemática das matas brasileiras, se tornando um importante símbolo para as ações de conservação ambiental.

  • Categoria destinada apenas e exclusivamente para as maravilhosas rainhas da ballroom, as mulheres trans e travestis finíssimas, nossas lindas Fem Queens! Abre alas pra essas feras, porque a gente já sabe que essa categoria vai ser o babado!

 

local

Galpão Unidos do Samba Queixinho

Rua Conquista, 254 - Carlos Prates, Belo Horizonte - MG, 30710-160